Desenvolvimentos dos franceses
O grupo
francês foi resultado da iniciativa de Pierre Schaeffer, engenheiro electrotécnico,
criador do conceito de música concreta, assim chamada por partir da gravação e
transformação em estúdio de objetos sonoros (sons do ambiente, dos ruídos aos instrumentos musicais)
recusando a utilização de instrumentos electrónicos. Eles foram responsáveis
pelas primeiras mixagens. Na mesma época, Paul
Boisselet realizava experimentos com osciladores eletrônicos. As primeiras composições
de Schaeffer, que incluíam a manipulação sonora por meio da variação da
velocidade ou do sentido de leitura das gravações, tinham um efeito musical
fraco, incoerente pela sua natureza fragmentária. Em 1948
foi apresentada peça Etude aux chemins de fer, e no ano seguinte, Variations sur une
flûte mexicaine, outra obra da música concreta. Mais tarde, com a melhoria
da tecnologia e em associação com o compositor Pierre Henry e o engenheiro Jacques
Poullin, fundando em 1958 o Groupe de
Recherches Musicales, surgiram as primeiras composições de resultado
satisfatório: Symphonie pour un homme seul, primeira sinfonia de música concreta, e a ópera Orpheé 51,
esta última utilizando aparelhos como o Morphophone
e os Phonogènes,
que operavam sobre gravações em fita magnética.
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